“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

Arborização e nosso bem-estar

Sabia que uma árvore grande adulta transpira até 400 litros de água por dia , melhorando as condições de umidade do nosso ar ?

IMG_3864

Moro no Jardim Califórnia faz 8 anos, ali construi minha casa em um bairro de classe média esperando criar meus filhos em um ambiente seguro, limpo e saudável.

Quando me mudei para lá, percebi que  uma das praças, a "Praça das Mães", havia sido urbanizada por moradores, mas as outras estavam abandonadas...as praças no entorno não estavam nem arborizadas nem urbanizadas.

Então,  junto com meus filhos, comecei a plantar as mudas de plantas e as árvores que dariam sombra e flores, promovendo um microclima mais ameno e uma paisagem mais colorida. Plantei Jacarandás, Ipês, Jatobás, Paus-Mulatos, Jenipapos, e umas frutíferas, como Amoreiras, Jambolões  e Acerolas.

2-11-10 plantando e cuidando de árvores e plantas na praça do bairroCom o tempo, consegui, junto com meus vizinhos, que a prefeitura providenciasse a calçada e a ligação da água para molhar as mudas na época da seca. Faltam agora os postes de iluminação bancos e parte da grama, que estamos transplantando de onde já está enraizado para as outras partes.

Como a nossa cidade tem deficiência de áreas verdes arborizadas, acredito que nós, moradores, sempre poderemos ajudar a reduzir esse déficit, uma vez que o poder público demora a atender as necessidades verdes, tidas como não prioritárias. Não precisamos esperar que a profeitura faça. Podemos ir plantando árvores apropriadas a cada espaço, sejam calçadas com mudas como oiti, ipê-de jardim, murta e outras de médio porte. Ou mesmo árvores maiores em áreas abertas e centros de praças.

Ribeirão Preto tem um déficit arborização de 10m² por habitante, ou seja, aproximadamente  6.000.000 de metros quadrados , sendo que a área hoje é de aproximadamente 5m²  e precisamos chegar a pelo menos 15m², conforme recomendado pela  Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Isso é muito importante, principalmente se levarmos em conta que o período de estiagem aqui começa em Maio e vai até Outubro, época da queima dos canaviais no entorno da cidade.

Faça a sua parte!

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital