“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

AWAKENING


Eu poderia hoje começar me lembrando do filme de 1990, cujo título desse artigo se refere, mas não é exatamente do filme , baseado no livro de Oliver Sacks, com dois brilhantes atores , Robert de Niro e Robin Williams a que me refiro, tampouco à obra de escultura que se encontra em Washington cuja imagem ilustra esse texto.
AWAKENING quer dizer dispertar.
Hoje um jornal local de Ribeirão Preto, em seu editorial questiona o porquê de apenas agora estarmos protestando pelas mazelas promovidas pela política local. Indaga o Jornal o fato de não tê-lo-mo feito antes.
A minha percepção das coisas me leva a crer que se a sociedade encontrava-se adormecida, por todos os motivos sociais, econômicos, educacionais, até o começo do ano passado, um fato novo aconteceu que vem mudando toda a história que será escrita.O advento das redes sociais. Sim, mais especificamente do Facebook.
Participo de um Movimento denominado "Por Uma Ribeirão Melhor", que começou em abril do ano passado, ou seja aproximadamente a um ano. O que no começo era apenas um meio de reclamar de buracos nas ruas permitidos pela ineficiente gestão pública, foi ao longo do tempo tomando força. As pessoas que ali comentavam sentiam-se livres para fazê-lo sem repreensão. Essa liberdade de expressão se tornou uma alavanca liberadora de desejos contidos.
Começamos, então a nos reunir pessoalmente, e com as reuniões as idéias foram surgindo, ações começaram a ser colocadas em prática, e por consequência a mídia sedenta de assuntos foi aos poucos publicando fatos por nós promovidos.
Não se pode negar que o Movimento foi um dos maiores fomentadores da cassação de um vereador em Ribeirão Preto, o que deu ainda mais destaque na mídia e foi aos poucos estimulando outras entidades ao Despertar.
Em setembro do ano passado saímos a recolher assinaturas e em outubro, protocolamos um pedido de revogação de uma lei que autoriza o legislativo a aumentar de 20 para 27 o número de vereadores local, os motivos eram os óbvios, economia de dinheiro público, o abalo aos partidos políticos e seus representantes locais. Foi arquivado.
Teria sido uma perda se não houvéssemos mais uma vez despertado outros segmentos da população, OAB, CIESP, ACI, foram motivadas a aderirem os nossos motivos, e financiada a idéia foi em busca de 22.000 assinaturas, ou 5% do eleitorado para entrada de projeto de iniciativa popular, ainda em andamento.
Com a contínua surdez da Casa de Leis local, estimulada por um Poder Executivo sedento por desviar atenções para outros focos, novos segmentos da sociedade pediram voz, dessa vez os jovens que empunhados de panelas se dirigiram à Câmara Municipal aos brados de "vergonha !" para tentar impedir o aumento dos subsídios dos vereadores, o número extra de cadeiras, e inclusive recentemente anunciado, o aumento dos subsídios das diárias de viagem dos vereadores (como se vereador tivesse que viajar a trabalho).
Com tudo isso vejo ainda segmentos políticos surdos e cegos, que preferem atribuir toda essa movimentação de DESPERTAR, a uma teoria da conspiração qualquer, em que por trás de tudo haveria uma cabeça ou grupo de cabeças orquestradamente articulada par fazer baderna.
Por outro lado vemos vereadores em churrascadas, regadas a cerveja e futebol, distribuição de verduras e cestas básicas para a parcela da sociedade que ainda dorme, mas que em breve DESPERTARÁ.

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital