“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

Ervilhas


Assistimos domingo em rede nacional uma séria denúncia de corrupção. Palavrinha feia, né?
A maioria das cidades fazem suas licitações ou pela própria secretaria que precisa do bem ou serviço, ou pela Secretaria de Administração, não tem sido o caso de Ribeirão Preto, que faz uma grande parte de suas contratações por meio de uma empresa chamada Coderp.
A questão da transparência do ato público é que é discutível, pois a empresa não precisa necessariamente publicar em diário oficial e isso tudo tem tomado formas de ervilhas.
Faz algum tempo , mas ainda na memória de alguns Ribeirãopretanos,um ex-prefeito licitou molho de tomate com ervilhas para a merenda escolar.
O caso foi parar na justiça, pois apenas uma empresa tinha ervilhas em seus molhos, de forma que era a única habilitada a participar e naturalmente "ganhou" a licitação.
A técnica usada pelo licitante em colocar "ervilhas" nas licitações estão cada vez mais difíceis de serem rastreadas. Numa licitação de transporte público a "ervilha" era o valor patrimonial da empresa que deveria ser acima de R$60milhões, que habilitava apenas as empresas que já atuam no município, empresas de fora que não tinham tamanho capital, recorreram à Justiça e a licitação foi suspensa.
Dada a urgência urgentíssima da licitação ser colocada no último ano de governo e em ano eleitoral, já foi novamente licitado com ervilhas diferentes.
Outra licitação foi uma distribuição de reformas de pontes, em que para cada ponte havia uma empresa competindo e então cada empresa "ganhou" uma ponte, já poderíamos sentir um cheiro de salada de ervilhas.
As ervilhas são assim, pequenas mas em grupo fazem uma grande diferença nas refeições das grandes empresas. Algumas empresas tem verdadeiros restaurantes em suas sedes, e os municípios estão formando ótimos garçons.
E a lei..?., bem a lei também tem suas ervilhas.

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital