“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

RECEITA PARA COMEÇAR UMA FAVELA


A miséria seria o princípio básico para se começar uma favela ? Acredito que não.
A ausência do Estado, então ? Sim.

Tomemos por exemplo o Bairro "Jardim Progresso" em Ribeirão Preto, área localizada a menos de dois km em linha reta do Ribeirão Shopping, "meca do consumo caipira", uma das áreas nobres mais valorizadas do Estado de São Paulo, com construções que chegam a valer R$10.000,00 o m².
O Jardim Progresso, tem tudo, menos progresso. Lá o serviço de coleta de lixo é medíocre; coleta de esgoto idem; viaturas policiais não se vê, coleta de entulho, necas; e assim as pessoas muitas trabalhadoras têm que se virar, da forma que podem.

Violência doméstica, doenças, desarranjo familiar, são características da sociedade como um todo, ricos e pobres, porém com tanta pobreza a coisa complica. Aparece então o "chefe" geralmente um homem de 30 a 40 anos, que toma para si a área e as pessoas tem que conviver sob seu jugo, que fomentado pela violência e financiado pela droga dão ao elemento a autoridade que deveria ser do ESTADO.


Começa-se então o ciclo financeiro, o "chefe" distribui paus e tábuas para construção dos barracos e começa a cobrar aluguel dessas pessoas, que pagam com venda de suas filhas e filhos para o aliciador que os aproveita ora à prostituição, ora ao tráfico e furtos com incremento de roubos e assassinatos.
E onde se encontra o ESTADO ? Em gabinetes. Solicitando estudos, analisando papéis, obedecendo o ócio, esperando que a burocracia devore as crianças, os velhos, a mulheres e os homens que por infelicidade ou desespero ali se instalaram.

Começou.
Agora como interromper, como reverter a situação e restituir a dignidade das pessoas ?
Fazendo exatamente o que se deve ser feito. Cletando o lixo e o esgoto. Urbanizando as praças tomadas por entulho, trasendo a ronda ostensiva policial, disponibilizando médicos, psicólogos, assistentes sociais, protegendo o patrimônio de quem legalmente o adquiriu, cuidando das pessoas que querem cuidar das pessoas. Abandonando o abandono.

Bom, essas coisas a Prefeita atual se esqueceu de como fazer, mesmo às vésperas da eleição.

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital