“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

AMBIENTALISTA OU RURALISTA


O que é uma coisa e o que é a outra ?
Ambientalista é a pessoa que se preocupa com o meio ambiente e o defende das agressões causadas pela atividades humanas ? Ruralista é a pessoa que tem sua fonte de renda e produção na área rural e a defende de quem desconhece essa atividade econômica e social ? Bem, nesse caso eu me junto a 60 milhões de brasileiros que produzem alimentos para todos os 190 milhões, mais para as exportações que representam 35% do PIB nacional. Posso então afirmar que sou ruralista ! Tenho no meu ganha pão a atividade de importador de genética bovina, sou representante de empresa de sal mineral, e consultor em agronegócio, crio carneiros da raça Dorper, importados da África do Sul, país de onde introduzi no Brasil duas raças de gado, o Bonsmara e o Afrikanner, país que conheci quando em 1996 fui em uma missão comercial juntamente com a comitiva do recém eleito presidente Fernando Henrique Cardoso.

Perguntar-me-ão então por que eu brigo tanto pela reforma do departamento de água e esgoto, por que eu faço tanta denúncia referentes aos crimes ambientais causados pela administração pública, ou pelo combate ao desperdício de água pelas malhas perfuradas da canalização e abastecimento de Ribeirão Preto e vejo que me incluo entre os 600.000 habitantes de Ribeirão Preto que querem uma cidade e um meio ambiente melhor, mais limpo, com córregos protegidos, com ar puro, sem poluição, porque exatamente é o meio-ambiente em que vivo. Posso então afirmar que sou ambientalista !

Já pelo olhar crítico eu não me rotularia nem em uma nem em outra categoria, mas na categoria de habitante do planeta Terra, que gerou e tem a responsabilidade de criar dois filhos, que precisam tanto de água limpa e ar puro como alimentos saudáveis, proteínas animais e vegetais, precisam de roupas de fibras naturais tanto quanto de transporte com veículos cada vez menos poluentes.
Querer discriminalizar o Ruralista é desconhecer que o mesmo é um grande Ambientalista.
Se por um lado a sociedade urbana consome cada vez mais alimentos, é porque na outra ponta tem o produtor rural que a fornece. Assemelhar o produtor rural ao desmatador é de tamanha ignorância como não saber que o madeiramento do telhado da sua casa tem 98% de chance de ser de matas nativas. (quem desmata é madeireiro, não produtor rural)
É melhor conhecer os dois lados que comprar discursos prontos com rótulos forjados em falsas informações. Conhecer os dois lados da moeda é a forma mais coerente de tomar para si qualquer discurso que ataque uma ou outra frente sem buscar resultados objetivos, ou optar pela construção de uma sociedade não só interdependente, mas respeitadora das conquistas que nos levam a ser a maior nação produtora de alimentos desse nosso planeta Terra.

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital