“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

Dia Mundial da Água

Hoje seria o dia de simplesmente homenagear. O "sangue-da-vida" que a mãe Natureza nos presenteou, a ÁGUA, esse elemento maravilhoso que leva a fertilidade e a vida onde passa, que compõe mais de 80% do nosso corpo, que está presente em Todos os seres vivos que diretamente dependem dela.
Vejo, porém a necessidade de deixar o alerta. O mal-uso e a falta de políticas públicas eficientes, estão acabando com a água potável no planeta e mais especificamente em nossa região, em que a Natureza permitiu que rochas porosas armazenassem 37 mil quilômetros cúbicos de água e nós a batizamos de Aquífero Guarani.
A mesma rocha que absorve a água também absorve impurezas provenientes de poluição por óleos, gasolina, chorume e tantas outras fontes de contaminação de solos. Daí a importância da destinação correta de resíduos, de lixo ou de mineração.
Público ou privado o desperdício padece de regulamentação, de fiscalização e de precificação. A outorga de águas públicas fará com que a empresa recolha ao erário taxas referentes à água extraída, e irá obviamente repassar ao consumidor. Ajudará bastante a evitar o desperdício privado, mas e o público ? Será que o DAERP irá em algum momento reconhecer a importância da preservação da água ao invés de valorizar a extração ? Adianta extrair mais e desperdiçar mais ?
Apresento-lhes um curto vídeo e desejo que todas as próximas gerações, seus filhos e netos possam continuar a beber a melhor água do mundo diretamente do Aquífero. Feliz dia das Águas.
 

 


Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital