“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

QUEM PAGA A CONTA ?

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO completa 1 ano em 25 de Maio p.f.
Grandes avanços ambientais foram conseguidos em longos debates, muita discussão, acordos daqui e dalí, bancadas de parlamentares costurando um colcha de retalhos formada por uma legislação que datava de 1965.
Muito bem, no resumão determinou-se que caberia ao proprietário das terras a preservação da APP, área de preservação permanente, que é a vegetação que beira as águas, sejam nascentes, córregos, rios e lagos, e a Reserva Legal, que é de 80% na Amazônia Legal em áreas de floresta, 35% em áreas de cerrado e 20% para os demais biomas.
E quem não tem mais essa reserva ? Tem que plantar. E quem paga a conta ?
Dos olhos de quem não é proprietário de terra, quem deve pagar é o proprietário que fruiu o espaço para "ganhar dinheiro".
Dos olhos de quem é proprietário, quem deve pagar é o governo, pois a área foi usada para "produzir alimentos" para a nação.
Nesse novo jogo de empurra, 5 milhões de propriedades rurais se encontram ilegais.
Se o governo tomar as terras, terá que importar chineses para a mega reforma agrária que seria arrancar o produtor rural de sua propriedade e atividade, se o governo  se limitar a multar, não haverá recursos para pagar tamanha multa, se o governo apenas observar então não terá valido todo o esforço para confeccionar uma lei tão "bonita"
Surgem então as ONGs e OSCIPs sérias que podem com dinheiro que já existe nos emaranhados de trilhos do tesouro nacional que podem fazer esse trabalho, com expertise, pessoal e claro dinheiro.
É hora então de aproximar o que tem fome, do que tem a comida.
O Brasil precisa respirar mas também comer.




Painting by John Sokol

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital