“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

Dia do MEIO AMBIENTE


 Hoje é o dia Internacional do Meio Ambiente, talvez seja também o dia de jogar fora a palavra SUSTENTABILIDADE, infelizmente tomada em vão e em quase nada praticada.
Entes públicos, bancos, empresas, ONGs e políticos, todos usando a palavra em suas bandeiras, mas não em seu dia-a-dia. Simplesmente não praticamos essa moderna falida palavra. Então que não a usemos mais. Vamos começar a praticá-la primeiro.

Mas o que podemos então fazer ? Primeiro de tudo é fazer um "DR" (discutir a relação) que temos com o dinheiro. Sim, todos temos dinheiro, o dinheiro é nosso, e nós decidimos como vamos gastá-lo. Entendido isso, vamos escolher o que comprar, Embalagens com muito papel, plástico e isopor devem ficar de fora. Água em garrafa de plástico ? Definitivamente fora. Roupas de tecidos sintéticos, nem pensar, combustível de hidrocarbonetos (petróleo) devem ser evitados ao máximo, alimentos de origem duvidosa, sejam carnes ou verduras...evite.
Depois vem o "faça você mesmo", plante em casa o que pode consumir, como temperos verdes, ervas para chás e se tiver espaço, cultive o máximo possível, seja um agricultor em sua própria casa,  você encontrará os meios na internet. Sabe aquele brinquedo do seu filho que você ia jogar fora porque está quebrado ? Brinque com ele de consertar, é muito mais divertido e você gravará na memória dele (e na sua) as melhores fases de diversão, alem de educá-lo contra o descarte.
Eduque seu filho, não delegue essa função à escola. Na escola ele deve ir para aprender a sociabilizar-se e adquirir informações, fazer de seu filho um homem é tarefa sua. Nesse sentido, ensine-o a reconstruir o mundo que a nossa geração aos poucos vem destruindo. Informe-e que não teremos nas próximas duas ou três gerações, pelo menos, outro planeta para colonizar.
Plante árvores. Elas são os micro pulmões do mundo. Elas filtram o ar, transpiram água, servem de abrigo para outras vidas, por fim fornecem perfume, frutas e madeira. É uma amiga e tanto.
Bom, até aqui você já tirou nota 10, agora vem o mais diferente.
COBRE O PODER PÚBLICO ações como tratamento de esgoto, desperdício de água potável, implementação de transporte coletivo sobre trilhos e não poluentes como ciclovias.
Frequente reuniões de pais e mestres, da associação do bairro, dos clubes de serviço, seja você um agente de transformação, opine, lute, reivindique. É possível, faz bem e dá tempo.


Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital