“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

Cidade Medieval

Pode-se dizer que a invenção do "Toilet", tenha ocorrido na França medieval, mas que os dutos de esgoto já existiam desde o império Romano.
Tão antigo quanto a necessidade de saneamento básico, é a falta dele.
No Brasil Monteiro Lobato penava sua imaginação até criar o Jeca Tatu, uma obra crítica que trazia uma visão depreciativa do caboclo brasileiro, que andava descalço, contraia verminoses a partir de fezes humanas deixadas ao longo das moitas do caminho, nos idos de 1914, exatamente um século atrás.
Saturnino de Brito viria na década seguinte a se destacar como um dos brasileiros mais importantes, sanitarista e urbanista, fez uma revolução nas cidades brasileiras implementando redes coletoras de esgoto, Santos teria sido uma das mais beneficiadas, uma vez que mesmo sendo o porto mais importante do Brasil, naquela época era a cidade mais acometida pelo cólera e outras doenças que faziam marinheiros do mundo todo temer esse destino.
Ribeirão Preto desenvolveu-se então nessa mesma época graças ao café que enviava a Santos e então era exportado, o próprio nome da cidade se deve ao ribeirão, cujas margens serviram-se às primeiras edificações da vila.
Quase 160 anos depois de ter sido fundada a nossa amada cidade continua enviando considerável parte de seu esgoto ao velho e agonizante ribeirão Preto.
 #tratabrasil



Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital