“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

Envelhecimento e Sucessão

Grandes empresas familiares estão preferindo a profissionalização de suas diretorias em detrimento da sucessão por herança. Compreensível, empresas devem gerar lucro e não herdeiros.

Mas o que dizer da sucessão política ? Filhos de políticos envelhecidos sendo estimulados por seus pais a continuarem com a velha mesma forma de fazer campanha : "Bandeiras, Jingles, Placas e financiamento com dinheiro de caixa dois, fornecido por fornecedores dos governos". - tudo sem conteúdo, sem vivência nas ruas, um novo produto de marketing, repaginando o velho.

Trata-se de um ciclo vicioso que não consegue ser quebrado por abastados rebentos que a maior dificuldade que passaram seria a de escolher a cor do primeiro carro dado por seus pais.

Por outro lado esses jovens políticos são muito poucos, e não há surgimento de novas lideranças, pois os Partidos Políticos se transformaram em feudos cujos caciques vão se perpetuando numa aposentadoria que nunca chega.

Corremos o risco de em 15 anos não termos mais candidatos postulando os cargos políticos, e correndo o risco de vê-los sendo usurpados pelas velhas raposas .

O envelhecimento na política é tão intenso que até cantores que foram na propaganda eleitoral dar apoio a um candidato à presidência são tão velhos quanto o ideal de renovação que nunca chega.

Os jovens que estão no mercado de trabalho e nos ciclos estudantis não encontram absolutamente estímulo algum em participarem da vida política, não vemos mais Grêmios Estudantis, Representantes de Classe, trabalhadores envolvidos em seus sindicatos.

Novos partidos vem surgindo, com velhos caciques refutados de suas tribos de origem, ávidos por mais do mesmo.

Ou as velhas hienas permitem que novas pessoas participam do processo, ou o processo já está condenado por si só. O que virá será algo totalmente diferente do que temos hoje : "A profissionalização dos cargos"

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital