“Cidadania participativa e ações sustentáveis"

"Decifra-me ou Devoro-te", a Urna

Obtive 4.149 votos na disputa para Deputado Federal, pelo PV.
Seria um número pequeno frente aos números necessários para a efetiva eleição, mas vejamos :

Em Ribeirão Preto, cidade onde vivo, apenas 4 dos 9 candidatos tiveram votação acima da minha, sendo que dois tiveram mais de 200.000 votos e foram eleitos, um teve quase 100.000 e não foi eleito e outro pouca coisa acima da minha votação. Todos já estão em seus cargos políticos, seja como Deputados, seja como Vereadores. Esse é o primeiro quadro.

Esse ano, novamente, apesar de termos 32 partidos no Brasil, a disputa ficou polarizada entre 2, os a favor do governo e os contra, nesse sentido o eleitor depositou nas duas primeiras frentes (os deputados eleitos) a sua paixão e torcida. Quem era pró Governo de São Paulo, votou em um , quem era pró Governo Federal, votou no outro.. Esse é o segundo quadro.

Por fim o dinheiro que gerou a visibilidade, e a visibilidade que gerou o dinheiro dos financiamentos das campanhas. Nenhuma das 3 campanhas dos 3 primeiros colocados gastou menos de R$50,00 por voto, entre dinheiro declarado e apoios de todas as formas. O custo do meu voto ficou por volta de R$3,80.

Para finalizar é preciso entender os votos em Marketing e Circo, apenas um palhaço, literalmente, segundo colocado no Estado de São Paulo, teve 10.000 votos em Ribeirão Preto, ou seja mais que o dobro de toda minha votação. Esse é o voto de protesto da classe mais desacreditada, daqueles eleitores que não conseguem enxergar a política como um espaço de cidadania.

Dessa forma vamos fazendo a cada eleição a consolidação de um sistema democrático, que precisa de reformas urgentes, mas que não serão implementadas, pois quem deveria ser eleito para fazê-las não o foi, e os que foram e que se beneficiam desse arcaico sistema, completam seus discursos com frases prontas e cara de paisagem.

Quem venham as próximas eleições.

Eu voto distrital

    Eu Voto Distrital